O Grupo de Dança de Rua, denominado BEST OF THE STREET, já anima a 2 (dois) anos a Praça João Pessoa no Centro da Cidade. O Grupo se encontram todos os domingos pela manhã e fazem uma verdadeira amostra do que é a Dança de Rua. Com vários passos e muita agilidade eles passam a manhã curtindo a música utilizando muitas vezes até o Celular, pois sem apoio ou patrocinador, mas apenas com a vontade pessoal eles conseguem fazer um verdadeiro SHOW. Atualmente o Grupo é composto por: Felipe, Vinícius, Daniel Lima, Jefferson, Werverton, Janaina e Kelly. A ideia inicial foi de Daniel Lima. A GoianaTV parabeniza a todo o grupo pela perseverança e luta de manter as apresentações durantes estes 2 anos. Click abaixo e veja o restante das fotos.
Dança de Rua
Em 1967, o DJ Kool Herc lançou essa dança através do Funk (não confundir com o funk carioca.).
O Breaking, uma das vertentes dos Street Dances, explodiu nos EUA em 1981 e se expandiu mundialmente. No Brasil, os dançarinos incorporaram novos elementos à dança.
Existem dois tipos de street dance:
- Street dance vinculada a Cultura Hip Hop, grupos ou crews;
- Street dance vinculada às academias e estúdios de dança.
No Chile há uma variedade enorme de estilos. Em janeiro de 1991, a dança de rua começou no Brasil. Ela foi introduzida na cidade de Santos, pelo coreógrafo Marcelo Cirino, que idealizou um novo estilo,com um trabalho de pesquisa desde 1982 e foi incorporado elementos da cultura brasileira criando assim a dança de rua Brasileira.
Podemos caracterizar o Street Dance como:
- Um trabalho de coordenação motora com ritmo e musicalidade..
- Um ritmo,onde se dá mais atenção aos movimentos fortes e enérgicos executados pelos braços, pernas, movimentos acrobáticos coreografados, saltos e saltos mortais.
- Dança com raiz afro.
- São usadas músicas que tenham batidas fortes e marcantes,algumas músicas eletrônicas e em geral músicas cantadas em cima dos breakbeats.
O Street Dance quando vinculada ao movimento Hip Hop (Hip do inglês - quadril; Hop - pulo) toma um outro sentido na história e em sua formação.
Existem vários estilos de dança dentro do Street Dance, tais como:
- Breaking; Popping; Locking; Krumping; Waacking; House Dance; Vogue; Street Jazz ou Jazz-Funk; Stilleto; Freehand Glowsticking; Disco; Waving; Ticking; Body Waving; Animation; Freestep; Melbourne ; Shuffle; Tecktonik; Hardstyle; Jumpstyle; New Style; Hip Hop;
O Hip Hop Dance é a união de todas as social dances. O "Break Beat" é a batida de fundo repetitiva muito conhecida pelos Mcs em seus shows. Os DJs tocam a música e os dançarinos (b.boys ou b.girls) dançam nessa batida da música.
Difere-se do Hip Hop Dance, que utiliza-se das danças sociais conhecidas, como Harlem Shake, Happy Feet, Monastery e etc. Em outras palavras, o Hip Hop é um estilo de dança mais dinâmico, já que veio de outras danças sociais.
Uma das grandes características vinculada ao Hip Hop é a improvisação e a mistura de linguagens como encenação teatral, Tem o seu nascimento nos Estados Unidos (o leste e o oeste norte americano têm expoentes diferentes de estilos e de representantes).
A partir de 1984, foi iniciada a manifestação do Hip Hop Dance, com o precursor Buddha Stretch, junto com seu grupo Elite Force Crew. Stretch também foi o primeiro coreógrafo na cidade de Nova Iorque a ministrar uma aula de Hip Hop na consagrada Broadway Dance Center
Fonte: Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário