O logotipo nada mais é a tradução visual em formas e cores do
que a sua empresa representa. Uma logo bem planejada e produzida comunica os
atributos mais importantes da sua empresa para o público, além de mostrar
confiança e profissionalismo no mercado, acarretando destaque entre os seus
concorrentes.
Com o objetivo das pessoas reconhecerem com facilidade a
subjetividade do conceito passado no logotipo, tudo é pensado cuidadosamente.
Todos os elementos tem um significado, onde o ícone feito, a fonte escolhida, a combinação das cores, a forma utilizada e a
finalização do designer (de preferência um profissional da área), tem o
objetivo de mostrar um logotipo bonito, atraente e eficiente.
Mas é uma pena que a maioria dos novos proprietários (e
antigos também) de pequenas e médias empresas adia a criação de um logotipo
feito de forma profissional, onde colocam como empecilho o baixo fluxo de
caixa, poucos clientes, gastos mensais e outras desculpas mais, esperando
possuir uma renda maior para realizar este investimento.
Porém eles esquecem que clientes em potencial
podem fazer o contato inicial através de um cartão de visita. Qual a imagem que
ele vai ter de uma empresa que tem um cartão de visita sem um logotipo, sem uma
identidade visual que lembre a marca? Com certeza será de uma empresa que não
tem preocupação pela imagem do seu negócio.
Ainda existem aqueles que com o
intuito de economizar, optam em fazer o seu próprio logotipo e também todo o
seu material de marketing, negando procurar profissionais que trabalham na
área. O resultado pode ser prejudicial a empresa, onde o logotipo pode ser algo
que difere totalmente o que é o seu negócio, ou pode ser algo que transmita
amadorismo.
Hoje a verdade é uma só: “Você é o que mostra ser.” Se você
tem uma logo feita de forma amadora, irá passar amadorismo. Se você tem uma
logo feita de forma profissional, irá passar profissionalismo. A questão não é
encarar o marketing como algo a mais na empresa, e sim, como algo primordial
que será responsável por atrair e fidelizar clientes. Não encare como um gasto,
e sim como um investimento que em curto prazo irá trazer muitos frutos.
E pra finalizar, não digam mais “Logomarca”, este termo não existe, pois você
está falando 2 palavras que significam a mesma coisa (Logo+marca).
Falem
“logotipo”, “logo”, “marca”, mas nunca mais “logomarca”, ok?
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